Kicks Online é um MMO de futebol, o que no mínimo desperta uma curiosidade em relação a ele. Lançado pela GameTribe, o jogo tem como pano de fundo disputas de rua, uma espécie de “Fifa Street”, sendo que aqui, ao invés de controlar um time, você controla apenas um jogador em partidas que vão desde 1x1 até 5x5.
Inicialmente, você precisa criar o seu atleta. Por ser uma “pelada”, as opções de customização são bastante variadas. Além das diversas cores à disposição, você pode usar bermudas, calças, camisetas ou até mesmo não usar camisa (exceto o char feminino, hehe). Para os fãs da formalidade, há uniformes de clubes e seleções também. Em seguida, você escolhe que posição será sua especialidade: atacante, meio-campo ou zagueiro. Dependendo da escolha, o seu personagem nascerá bom em determinadas características e ruim em outras, mas no decorrer do jogo é possível melhorar alguns atributos. Ainda não é possível ser goleiro, este é controlado pelo computador, mas tudo indica que futuramente poderá.
O game possui também um tutorial para ensinar a jogabilidade. É altamente recomendável que você o faça, primeiro porque o jogo conta com nada menos que 7 teclas (sem contar as setas de movimento) e alguns comandos especiais, como dribles e jogadas de efeito; segundo porque você ganha pontos com a sua conclusão.
O resto é praticamente igual a um MMO comum. O jogador entra no servidor e escolhe uma sala. Para dar chance aos novatos, é possível regular o level máximo de quem entra na sala (exemplo: do level 1 ao 9). À medida que você participa das partidas, ganha experiência e “Points”. Estes são usados na loja, que é bem interessante por vender tudo relacionado ao mundo real do futebol. Você pode mudar o visual (“Emo Hair”, por exemplo, hehe), adquirir dribles, treinamentos e até comemorações de gol, como engraxar a chuteira, danças, ninar um bebê ou mandar a torcida calar a boca. O jogo ainda conta com diversos cenários e tipos diferentes de bola.
Lendo assim, o game parece perfeito para qualquer amante de futebol, mas ele possui um problema grave: o lag. A lentidão atrapalha MUITO e faz a diferença em uma partida. Aparentemente, a velocidade não depende só do host (dono da sala), e sim de todos os participantes do jogo, além, é claro, da sua rota de conexão. Ajuda quando há apenas brasileiros na sala (você vai ver muita sala escrito “SÓ BR!”), por isso uma saída é adicionar na sua lista os brasucas que você encontrar e então convidá-los para as partidas. Apesar de ter um número crescente de brasileiros no Kicks Online, eu sinto em dizer que foram poucas as vezes em que joguei sem travadas. Uma pena, porque o jogo é bastante promissor e divertido. Quem sabe o seu futuro concorrente, o eXtreme Soccer (produzido pela GOA e com previsão de lançamento para este ano), seja mais acessível para nós.
Homepage: http://www.gametribe.com/gt/kicks.do