X-Men para Arcade é um beat' em up lançado em 1992 que comporta até 6 players simultaneamente, enquanto a maioria comporta até 4. Para a jogatina não ficar uma bagunça com a quantidade de heróis e inimigos no cenário, os fliperamas possuíam duas telas coladas uma à outra. Acredite ou não, era preciso fazer isso, pois, na época, as máquinas costumavam ficar lotadas de jogadores tentando vencer a máquina em conjunto.
O jogo em si é pancadaria simples como outros do gênero. Infelizmente não há nada a se destacar aqui, inclusive falta originalidade nos inimigos comuns, que são apenas sentinelas que ficam um pouquinho mais fortes ao avançar de fase. O destaque fica pela presença de personagens conhecidos do mundo Marvel, tanto os selecionáveis quanto os vilões que você enfrenta. Você pode escolher entre Wolverine, Ciclope, Tempestade, Noturno, Colossus e Cristal (Dazzler). Todos possuem golpes de ataque, pulo e um especial que detona vários inimigos na tela, mas que custa energia ou um item tipo círculo que você ganha no decorrer da aventura. Do outro lado estão Pyro, Fanático, Mística, o líder Magneto, entre outros.
Para quem procura um beat' em up comum e não tem tempo a perder (o jogo é curto), vale uma conferida, contudo, se você quer algo mais inovador ou dinâmico, melhor partir para Streets of Rage ou Cadillacs & Dinosaurs, por exemplo. É claro que se a idéia for jogar em multiplayer, vai ser bom de um jeito ou de outro.
Um comentário:
Tenho esse jogo há um tempão no MAME e não sabia desse detalhe das duas telas...
Como tô querendo jogar tudo quanto é beat'em-up do MAME nessas férias, esse fatalmente passar pela minha mão.
Bela resenha.
Postar um comentário