quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Versão americana x Versão japonesa

Mais uma matéria que postei em um fórum e estou trazendo para o blog. Garanto que vários de vocês já repararam que nem todos os jogos são iguais na versão japonesa e na versão americana, que é a que recebemos por aqui. A questão é que em alguns a diferença é MUITO grande.

Lendo um review de um jogo de Master System que adoro, Enduro Racer (conhecido no Brasil como Super Cross), descobri que a versão japonesa possui nada menos que 5 fases novas. Como o jogo possui 10 ao todo, significa dizer que simplesmente METADE dele é novo. Isso sem contar as diferenças gráficas.

Eu poderia ficar o dia todo colocando jogos em que esse fenômeno acontece, mas vou me limitar apenas a 4 para exemplificar. Confira.


Enduro Racer (U) x Enduro Racer (J)

O Enduro Racer japonês é quase um Enduro Racer 2. Os mapas “novos” possuem uma dificuldade maior do que os tradicionais da versão americana, mas um jogador experiente não vai ter dificuldade em zerar o jogo. Falando nisso, até o final é um pouco diverso.


A diferença começa já na apresentação. A da esquerda é japonesa.


Veja a primeira fase da versão americana




Agora veja a primeira fase da versão japonesa. Este mapa sequer existe na versão americana, assim como os das fotos abaixo.





Black Belt (U) x Hokuto no Ken (J)

Graficamente, o jogo é todo diferente. E, assim como no game acima, a versão japonesa também é mais difícil do que a americana, mas aqui ela vai além. Talvez um conhecedor de Black Belt tenha dificuldade em terminar Hokuto no Ken de primeira, pois o jogo não conta com itens voando pelo céu o tempo todo (é muito raro), as fases parecem ligeiramente maiores e o chefe da terceira fase é bem mais difícil.


Apresentação americana


Apresentação japonesa


Primeira fase americana e japonesa. Note que até o movimento de braços na voadora é diferente.


Na segunda fase e na quarta fase japonesa, além das diferenças gráficas, é possível ir para um plano mais alto, como subir em caixotes ou em construções, o que não ocorre na versão americana.


O lutador de sumô Gonta, chefe da terceira fase, foi substituído por este gigante na versão japonesa, que talvez seja o chefe mais difícil do jogo inteiro.


Streets of Rage 3 (U) x Bare Knuckle III (J)

O jogo se manteve na sua essência, mas algumas diferenças são notadas. A mais relevante delas talvez seja o fato da versão japonesa possuir um personagem secreto a mais do que a americana, que é o sub-chefe da primeira fase: Ash. Diz a lenda que ele foi retirado da versão ocidental em razão de seus traços homossexuais.


Esta parte da apresentação com Axel dando um soco na tela só existe na versão japonesa


Eis Ash, o personagem secreto retirado da versão americana


DecapAttack (U) x Magical Hat no Buttobi Turbo! Daibouken (J)

Os títulos são bem distintos aqui. Não bastam os gráficos serem diferentes, os mapas também são. Além disso, Magical Hat é mais difícil, pois você não conta com um medidor de life, como ocorre na versão americana. O sistema é similar ao título para Master System, Psycho Fox, ou seja, basta um golpe para você perder uma vida, por outro lado, você começa com mais vidas aqui.


Enquanto DecapAttack possui um clima meio sombrio, Magical Hat é colorido, quase um estilo cartoon. Além disso, os cenários não são iguais.


Veja o medidor de energia que só existe em DecapAttack, no entanto, você pode aumentar o número de vidas para até 9 na versão japonesa.

Um comentário:

André Breder disse...

É mesmo interessante comparar as versões dos games clássicos! Muitos mudam completamente, pelo menos no visual, de acordo com o país onde é lançado.