quinta-feira, 28 de abril de 2011

Review: Demon Driver - Time to Burn Some Rubber (Gameboy Advanced)


O título “Demon Drive - Time to Burn Rubber” chama atenção, concorda? Fui então conferir como é este jogo de corrida, até porque a sua visão por cima lembra um pouco Micro Machines, o qual vimos aqui que eu adoro. De início, o game parece simples, a tela de apresentação não te diz nada, não há qualquer animação. Achei estranho, mas fiz a aposta achando que o jogo seria ao menos razoável. Engano meu... Confira agora o primeiro review do blog sobre um jogo que eu passaria longe.


Com a introdução tosca, você não tem muita dica de como é a história. Você vai em play, escolhe o seu veículo e pronto, a corrida começa. O pior é que o jogador nem sabe que tipo de campeonato que está disputando. É Fórmula 1? Nascar? Rally? Underground (ilegal)? Dá um pouco a entender que é uma corrida legal, mas a pista não possui arquibancada. Fica um bando de gente ao redor dela como se fosse um “pega”. Enfim, seu objetivo aqui é unicamente tentar ser o primeiro no ranking de pilotos.

Após isso, partimos direto para os modos de jogo: Quick Race (corrida simples); Tournament, para jogar um campeonato. Neste último, pense em uma quantidade imensa de pistas. O jogador fica tanto tempo jogando que ele começa a se perguntar se o game vai acabar. Bom, eu tive MUITA paciência para jogar e posso garantir que ele tem sim um final (ruim, mas tem). Você começa o campeonato escolhendo entre 4 veículos, cada um com características diferentes, então corre contra 3 pilotos e, à medida que avança no game, ganha pontos no ranking e dinheiro.

Clássica visão por cima, estilo Micro Machines e Death Rally

Faça um favor a você mesmo e não jogue com o fórmula 1 logo de cara, você só vai se irritar. O jogo trabalha com um sistema de aquecimento (cooler), sendo assim, o veículo tende a ficar superaquecido se você ficar acelerando, fazendo o seu carro parar. Acontece que o fórmula 1 aquece rápido demais. A não ser que o nível de cooler esteja quase no máximo, você se verá algumas vezes tendo que parar o carro para esperar a temperatura descer. O pior é que o jogador é obrigado a usar o fórmula 1 sem upgrades se quiser melhorá-lo, pois não é possível fazer upgrade num carro que não foi usado na pista. Levando-se em consideração que as corridas duram massantes 10 voltas, você pode imaginar a irritação que isso causa ao jogador. Outro problema que o número excessivo de voltas causa é a falta de dinâmica. Algumas corridas chegam a dar sono por dois motivos: 1) os carros são lentos; 2) seus adversários são mais lentos ainda. Resultado: você fica quase 10 minutos para terminar uma corrida que correu boa parte sozinho.

A jogabilidade também não ajuda, às vezes dá a impressão de que está bugada. Parecerá normal até o seu carro ficar preso em outro carro ou no próprio cenário. Isso faz com que o seu veículo vá quebrando rapidamente até ser completamente destruído. Se isso acontecer (pasmem), imediatamente aparece outro carro. O piloto praticamente não perde tempo por causa disso. Agora pasmem de novo, o carro volta como novo, mas o nível de temperatura é o mesmo de antes (que jogo bem feito)!


Com o carro de fórmula 1, abra bastante distância para os outros, pois cedo ou tarde você terá que desacelerar

Outra coisa, sabe o mapa da pista que aparece antes da corrida? Não perca seu tempo olhando para eles, são todos iguais! Nem houve a preocupação em mostrar a rota de cada cenário para orientar o jogador. Olhe apenas a quilometragem para saber se a pista é longa, escolha o veículo e comece logo a corrida.

Falando em visual, os gráficos parecem de Master System. Não vejo como citar algo que se salve aqui. Os veículos na tela de seleção são um pouco mais bem feitos, mas faltou detalhes, o mesmo vale para a tela final do jogo. Na corrida então, nem se fala. Os veículos são muito toscos. Apenas o carro de fórmula 1 é possível identificar, mas o resto nem de longe aparenta ser aqueles das fotos. E sabe aqueles pinos imóveis e coloridos que parecem estar presos em volta da pista? Aqueles são os torcedores!

Já os sons ficam na média. Ao menos aqui existem todos os sons naturais para o funcionamento do jogo, como as batidas, quando pega um item, som do motor e o som dos pneus. O som da batida podia ser um pouco mais real, mas, se “realista” é tudo o que o jogo não é, então é otimismo demais esperar que aqui seja diferente. Contudo, as músicas são bem repetitivas. Primeiro pela pouca variedade, e segundo pela chatice da própria música mesmo, que não muda de ritmo. Ela tenta se habituar ao local do cenário (Brasil, China, EUA, etc), mas falhou miseravelmente. São muitas pistas, as músicas se repetem e eu acabei enjoando rapidamente de todas elas. Se você se arriscar a jogar esse game por muito tempo, melhor escutar as suas MP3.

Como podemos ver, existem muitos jogos de corrida melhores. A variedade de pistas (que agradam apenas depois de muito, muito tempo), não compensa a precariedade de opções, a jogabilidade, a pouca dificuldade proporcionada, tampouco o visual repetitivo. O game é totalmente dispensável.


O mapa não ajuda em absolutamente nada, triste...


Como não há nível de dificuldade, a jogabilidade do carro a determina: Jeep (muito fácil); Beach Buggy (fácil); GT Roadster (médio); Fórmula 1 (médio).  


Fique ligado nos itens que aparecem na pista. Você pode acumular dinheiro ou consertar o veículo.


Para que arquibancada? É muito mais real deixar essa galera em pé com a "mão no bolso" em volta pista.


Com o GT Roadster, faça as curvas com calma, desacelere se preciso, pois ele derrapa demais.


Cuidado ao utilizar o password. Ele salva apenas a grana restante e a pista onde você parou. Qualquer upgrade feito nos veículos são perdidos. Legal, né?


Nota Final: 4,0
Gráficos: 4,0
Som: 4,0
Jogabilidade: 5,0
Diversão: 4,5
Replay: 4,0

Pontos positivos:
+ Número grande de pistas.
+ No final o jogo fica um pouco melhor.

Pontos negativos:
- Muitas voltas em cada pista.
- Nível baixo de dificuldade.
- Gráficos repetitivos e sons abaixo da capacidade.
- Jogabilidade não tão boa.

Nenhum comentário: