quarta-feira, 4 de maio de 2011

[zerado] Spy vs Spy (Master System)


Spy vs Spy foi criado para os quadrinhos em 1961, para satirizar a espionagem na época da Guerra Fria e foi publicado na revista MAD, daí a propaganda na capa. Trata-se de dois espiões rivais idênticos (um vestido de branco, e o outro vestido de preto) que vivem aprontando um com o outro para atingir seus objetivos. Lá fora fez muito sucesso, então veio a consequencia natural, que é a elaboração de jogos sobre o tema. Nesta edição para Master System, que talvez seja a mais famosa e conhecida, a história se manteve.


Você controla um dos espiões. Sua meta é achar todos os itens secretos e levá-los até a saída antes que acabe o tempo, que varia conforme o tamanho do mapa. Seu rival convive no mesmo cenário e concorre com você para completar a missão, podendo inclusive roubar os itens que você encontrou. Aqui há maneiras de atrapalhar o seu adversário. Quando vocês estão na mesma tela, podem trocar socos e chutes. Estando separados, é permitida a armação de armadilhas em objetos (televisão, quadros) e nas portas para atrasar o outro. Não há limite de vidas, ambos podem morrer quantas vezes forem preciso, mas existe um tempo de respawn e uma penalidade por cada morte, que corresponde a uma diminuição do limite de tempo.


O jogo é mais complicado do que parece. Nas fases mais adiantadas, o cenário é muito grande e o mapa não ajuda muito, pois não mostra onde estão as escadas e as portas. Sendo assim, você pode ficar um bom tempo percorrendo-o até achar os itens e a saída. As armadilhas ajudam, mas, se o computador estiver numa dificuldade alta, ele não vai cair nela ou vai desarmá-la com um dos instrumentos que há pelo caminho, sendo que cada um é próprio para um tipo de armadilha. Em razão disso, fica cansativo jogar Spy vs Spy depois de um tempo. A boa notícia está no suporte a multiplayer, aí as coisas podem ficar dinâmicas, mas, no geral, é um game que não vale o esforço de jogar até o fim.

Nenhum comentário: