quarta-feira, 25 de maio de 2011

Review: Micro Machines V4 (PC)


Micro Machines é um clássico jogo de corrida em que você controla um carrinho miniatura contra outros três (no máximo) em cenários do dia a dia, como uma garagem, cozinha ou jardim. Muitas versões foram feitas, mas nenhuma delas se parece com a última. Agora vamos ver que o game, que já fazia sucesso desde o primeiro por conta da velocidade e do multiplayer, ficou mais moderno e ainda mais divertido.


Ao jogar Micro Machines V4, a primeira impressão que o jogador tem é a de que os produtores seguiram a premissa de “em time que está ganhando não se mexe”. O que deu certo nos outros foi mantido, o que podia melhorar foi modificado. Assim como nos anteriores, conhecer a pista é fundamental, pois, no modo Battle Race, a tela não acompanha o carro, te obrigando a prever cada curva. A forma como se controla os carros foi mantida também e os novatos aprendem em pouco tempo, para isso serve o modo easy. Dependendo da pista, você usará um carro diferente com características próprias: alguns são muito rápidos, outros mais lentos e tem também os que derrapam muito, tornando o jogo mais competitivo.

As grandes inovações vieram no modo Micro Tournament e no Multiplayer. Inicialmente, você tem quatro ligas. À medida que você avança no game, libera as próximas. Dentro delas, você tem a sua disposição modos inéditos de jogo: Chase, no qual você deve perseguir seu adversário; Checkpoint, onde o jogador possui um tempo para percorrer cada trecho da pista; e o T.T. Cup, no qual você deve completar a volta no tempo determinado. Os outros são os já conhecidos Race (precisa chegar em primeiro) e Battle Race (ganha quem atingir a pontuação máxima primeiro).


O "Ending Score" impede que o Battle Race dure para sempre, como acontecia nos anteriores, fazendo os corredores não perderem mais pontos. Além disso, é possível largar com turbo. Como os carros não começam mais alinhados (a posição depende da colocação na última rodada), isso vem a calhar para você que largar atrás.

O número de pistas agrada, bem como os cenários em que elas são feitas. Cozinha, piscina, barcos e chiqueiros são apenas alguns exemplos, tudo muito bem trabalhado e bonito graficamente. Cada um deles possui armadilhas e desafios próprios, já que qualquer utilitário comum, como barbeadores, fogões e furadeiras, serão obstáculos para você. Pode-se perceber, ainda, a existência de pistas bem semelhantes a de outras versões do Micro Machines. Falando nos anteriores, o que começou no Micro Machines Military foi trazido para cá também: as armas. Elas são bem exóticas e estão espalhadas pelas pistas, indo desde um martelo acoplado no seu carro até míssil teleguiado. Se usadas com inteligência, podem te dar a vitória, principalmente por conta de uma inovação trazida pelo jogo: o life dos carros. Quanto menor a barra do seu life, menor será a sua velocidade.

Como falei ao início, no modo Multiplayer houve mudança, e ela começa já na escolha do modo de jogo. Você pode optar pelo "Only for Fun" ou “For Keeps”, no qual o vencedor pode escolher um carro da garagem de um dos perdedores para integrar a sua coleção pessoal. Os créditos ganhos nas corridas serão importantes para liberar pistas que exigem um número mínimo para serem jogadas. Além disso, diferentemente dos outros Micro Machines, é possível colocar o computador no modo multiplayer, assim, se você está jogando com somente um amigo, pode colocar mais dois computadores para completar.


Os obstáculos variam. Alguns atacam o seu life, enquanto outros só te atrapalham, como bolas de sinuca e até ovos de galinha. Qualquer um deles pode tirar a sua vitória.

Apesar de todo esse upgrade, podemos apontar alguns pontos negativos. Primeiramente, não é mais possível dividir o teclado com outro jogador. Se você quiser jogar no mesmo PC com alguém, terá que ter um joystick. Em segundo, o editor de pistas é bem limitado, você pode somente escolher uma pista já pronta pelo jogo e fazer algumas melhoras. Nas pistas criadas, não é possível jogar com o computador. Em terceiro, aponto o som. Na tela de apresentação, toca uma música que dá para o gasto. O problema ocorre quando você está na corrida. Você vai escutar muito barulho referente aos carros, mas não vai ouvir nenhuma música. E é isso mesmo, a única parte da corrida em que toca alguma música é quando acaba a rodada e, como é tradicional na série, aparece uma animação do carro comemorando. Ao menos o som sfx agrada, pois traz uma noção de combate e velocidade.

Portanto, vemos que na parte importante, que é jogabilidade e diversão, MMV4 não faz feio. Para você que é fã da série, é obrigatória uma olhada. Mas não venha só com o saudosismo das primeiras versões, e sim com a mente aberta às mudanças que o jogo trouxe. Na certa você vai concordar que elas deixaram a jogatina mais legal.


O item verde iguala o life dos carros. Se vai ser bom pegá-lo ou não, vai depender do momento. Fique atento ao seu life e nunca precisará dele.


Na Livraria há um atalho indo através da régua, mas tome cuidado, é bem difícil usá-lo. Se estiver em primeiro, dê preferência ao caminho normal.



Se o prejuízo no seu carro for grande, você perderá partes dele, as rodas mais especificamente, dificultando ainda mais a direção e diminuindo sua velocidade.

O choque elétrico pode acertar até 3 carros ao mesmo tempo, basta que eles estejam perto. Na certa é uma das melhores armas do jogo.



Use o botão "drop" com sabedoria. Às vezes você vai precisar de tiros, às vezes de bombas e às vezes de cura. Sair pegando todas as armas para não deixar nada para os outros também é uma boa.


Apenas terminar o jogo não é suficiente para ganhar todos os 750 modelos para sua garagem. O restante vem em partidas multiplayer. Embora a diferença esteja só no visual, você poderá escolher qual usar.



Nota Final: 8,5
Gráficos: 8,5
Som: 5,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,5
Replay: 8,5

Pontos positivos:
+ Bastante dinâmico.
+ Bom nível de dificuldade.
+ Várias pistas e diferentes tipos de carro.
+ O multiplayer é um dos melhores já feitos.

Pontos negativos:
- É meio curto.
- O editor de pistas é limitado.
- O quesito som poderia ser melhor.


* Curiosidade: veja duas pistas conhecidas do Micro Machines 2 que serviram de modelo: a pista veloz e perigosa de Turbo Turns (MM2) em Pit Parade (MMV4); o trecho da esponja de Ferry Fiasco (MM2) em Kitchen Capers (MMV4).




2 comentários:

Peido disse...

Essa série é simplesmente fantástica. O clássico micro machines 2 guardava em sua simplicidade a sua genialidade. Com comandos simples e muita velocidade a diversão era garantida. Com certeza vou querer olhar essa versão 4. Nunca me esquecerei da turbo turns com jogadores, muito boa. Ótimo post.

Thanos disse...

Micro Machines com certeza é um dos melhores para multiplayer. Nessa versão deram um pouco mais de atenção ao single player, mas sem deixar de lado o que é característico da série.