sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Review: GPD XD Plus


Voltei ao blog para dar a minha opinião a respeito de um retro portátil excelente: GPD XD Plus, também conhecido como GPD XD+. Embora o aparelho tenha sido lançado oficialmente este ano, se trata apenas de uma versão aprimorada do seu antecessor GPD XD, já existente no mercado há mais de 2 anos.


Como eu cheguei a comprar o GPD XD há mais ou menos 1 ano, vou tentar listar também algumas diferenças que observei entre os aparelhos. Seguirei o formato do review que fiz do meu primeiro retro portátil, o Dingoo A320 (LINK), que já foi descontinuado em face dos aparelhos modernos que foram lançados. Vamos então a uma breve introdução com a sua especificação:

------------------------------------------------------------------
Modelo: GPD XD Plus
------------------------------------------------------------------
Processador: MT8176 Núcleo Hexa 2 x A72 + 4 x A53,2.1GHz + 1.7 GHz
------------------------------------------------------------------
Sistema: Android 7.0
------------------------------------------------------------------
RAM: 4GB
------------------------------------------------------------------
Capacidade de armazenamento: 32 GB
------------------------------------------------------------------
Tela: 5 polegadas H-IPS, tela multi-touch
------------------------------------------------------------------
Tela: 1280 * 720,294 PPi
------------------------------------------------------------------
Características adicionais: Wi-fi; Bluetooth; entrada para cartão Micro SD de até 128 GB; linguagem em português
------------------------------------------------------------------


Na prática, como o aparelho utiliza o sistema Android, é possível utilizá-lo para múltiplas funções, como um tablet comum, e não só para jogos. Sendo assim, através da utilização dos aplicativos da Play Store, você tem acesso a algumas funções, por exemplo:

- Emular jogos (roms) de aparelhos diversos e de acordo com a sua capacidade, tais como Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo, Master System, Game Gear, Arcade, Gameboy, Gameboy Advance, NeoGeo, Atari, Playstation, Nintendo 64, PC DOS Games, Nintendo DS, Dreamcast.
- Jogos nativos para Android, sendo que alguns você pode jogar no joystick.
- Roda vídeos em diversos formatos em boa resolução.
- Toca MP3 e outras extensões.
- Visualiza imagens em boa resolução.
- Possui função de E-Book.
- Entrada para cabo HDMI, assim, você pode jogar ou assistir vídeos na televisão.
- Alguns aplicativos, como o Youtube, permitem que o vídeo seja transmitido na Smart TV sem a necessidade de utilizar cabo.



  • INICIANDO

Pela fábrica, o GPD vem com alguns emuladores, jogos e aplicativos instalados. Logo você vai notar que alguns deles possuem a mesma função, e os emuladores, além de não serem os melhores, não são simples de usar. Por este motivo, optei pelo firmware CleanRom. Ele foi lançado em julho e objetiva limpar o aparelho deixando apenas o sistema nativo Android. Assim, você pode personalizar as instalações como desejar. No próprio site do criador há tutoriais em vídeo e em texto ensinando de forma fácil como fazer.

Senti uma ligeira melhora no desempenho fazendo esta limpa, mas é opcional.



  • UTILIZANDO AS FUNÇÕES

Meu uso com o GPD é praticamente diário, porque a boa conexão wifi deixa a navegação suave e melhor do que muitos celulares. As paginas abrem rapidamente e os videos podem ser vistos em resolução HD.

A grande novidade talvez seja a inclusão do bluetooth. Transferi arquivos sem problemas e também utilizo fone sem fio, que para mim foi a maior vantagem de se ter bluetooh. Um usuário mais atento vai perceber um leve delay no som, mas não se mostrou um problema para mim. Não testei joystick, mas os relatos na internet são positivos.



  • JOGOS

Games do Android rodam facilmente no aparelho. Na verdade, até agora nenhum travou ou ficou lento. O que acontece é de algum determinado aplicativo não possuir suporte para joystick, te obrigando a jogar tocando a tela, como em um celular comum, mas há outros que sequer precisam ser configurados para funcionarem. Uma opção é configurar o touch screen através de uma função muito legal que já havia no GPD anterior. Em um dos vídeos eu mostro de forma básica como se faz.

Quanto à parte de emulação, vemos que é muito boa. Para jogar um determinado console, basta acessar a Play Store e baixar o aplicativo da sua preferência. Cada um tem mais de uma opção, algumas são pagas, outras não. Se você quer os melhores, esteja preparado para gastar algum dinheiro com um ou outro aplicativo, mas fica a sua escolha. A seguir vou listar as minhas impressões com a jogatina e o emulador que usei, para você já ter uma indicação, além de videos curtos da gameplay, para verificar o desempenho.


- Android
Começando pelos jogos nativos do sistema, não passei por qualquer problema. Os jogos rodam de forma limpa e sem travamentos. Como falei antes, alguns jogos estão pré-configurados para controle externo, o que facilita muito.

Dica: Ao contrário do Sonic 4 e do Dan the Man, o jogo League of Evil, não possui o joystick já configurado, mas você pode facilmente fazer a configuração manual que falei antes. No gameplay mostra eu fazendo. Lembrando que uma vez que você clica em salvar, o sistema salva apenas para o aplicativo que estiver aberto, o que é excelente.


- Atari 2600



Emulador: emu.2600

O emulador de Atari é perfeito e apresenta diversas ferramentas úteis, como print e save state. Rodou todos os jogos que tenho. Curiosamente, não há muitas opções de aplicativo para emular o Atari e o que indico aqui está pago na Play Store. Outra opção é baixar os jogos de forma avulsa, já que é possível encontrar gratuitamente alguns clássicos, por exemplo, Keystone Kapers, Enduro e River Raid.

Dica: nenhum mistério aqui, o controle já vem configurado.


- Game boy / Game boy Color



Emulador: Pizzaboy
Gameplay: Mario Tennis

Disponibilizado 4free e simples de usar, o Pizzaboy provavelmente vai te atender em todos os quesitos. A unica coisa que falta, na minha opinião, é a possibilidade de configurar um botão para A+B.

Dica: Outra boa opção de emulador é o My OldBoy. Em ambos os jogos rodam muito bem e os controles já são configurados


- Game Gear



Emulador: Nostalgia.GG

Tanto o Nostalgia quanto o Super Game Gear são ótimas opções para você emular o portátil da SEGA. Embora a versão free não possua todas as ferramentas, roda muito bem as roms e possui opção de save automático.

Dica: Para acessar o menu d emulador, basta clicar no canto direito superior da tela. O save é automático, então para jogar desde o início, basta ir ao menu e clicar em Reset.


- Nintendo



Emulador: Happy Chick

O Happy Chick é uma opção para quem não quer se preocupar com configuração de emuladores ou em buscar roms. Ele é um aplicativo que faz busca e instalação de roms, alem de possuir emuladores pre-instalados e ja configurados. A desvantagem é não possuir todas as roms e a dificuldade para configurar os emuladores. Contudo, se tem algum console que você jogue muito pouco ou não pretende mexer nas configurações, pode ser que o Happy Chick já te atenda. No meu GPD anterior, eu o utilizava sem problemas em Super Nintendo, Arcade, Nintendo e até mesmo PlayStation.

Dica: Evite mexer nas configurações, pois há o risco de desconfigurar outros emuladores. O melhor é apenas rodar o jogo e usar o save state.


- Master System / Mega Drive



Emulador: MD.emu
Gameplay:

O emulador acima é bem parecido com o que eu usava antes, o CoolRom, que era gratuito e possuía propagandas apenas no menu. inclusive rodava SEGA CD, mas não o encontrei mais. O MD.emu é excelente, mas é pago na Play Store. Assim como na minha descrição do Atari, há jogos da Sega estão disponibilizados na Play Store gratuitamente, sendo que alguns contam com recursos extras e gráficos melhores do que os originais, então vale a pena conferir se você for fã.

Dica: tudo já vem pré-configurado para jogar, mas, no caso do Mega Drive, dependendo do jogo você terá que habilitar a opção de controle de 6 botões.


- Super Nintendo



Emulador: Snes9x EX+

Curiosamente, o emulador que uso, que é gratuito, é melhor qualificado do que SuperRetro16, que é pago, no entanto, fica esta sugestão como alternativa, caso você queira. O Snes9x Roda muito bem os jogos e possui diversas utilidades para você que gosta de mexer nas configurações. 

Dica: Não precisei fazer nada aqui, bastou rodar as roms.


- Gameboy Advanced



Emulador: My Boy

Dos mesmos criadores do My OldBoy, emulador para GBC que mencionei antes, este aqui é muito parecido com o Snes9x e o emu.2600 e roda todos os jogos.

Dica: os controles já vem configurados, mas o acesso ao menu do emulador não. Você precisa ir nas configurações e escolher um botão para isso.


- Nintendo 64



Emulador: Mupen64 Plus FZ

Agora começamos com os consoles um pouco mais modernos que não rodavam em retroportáteis antigos, ou então a emulação era bem precária. Alem da indicação acima, você tem como opção o MegaN64. Embora eu não o tenha testado, os relatos na internet são bons. O menu de jogos automaticamente busca a box art da rom, deixando o visual bem legal.

Dica: A configuração padrão deixa a desejar na medida em que dois botões principais estão apenas como acesso ao menu. Eu preferi configurar para botões do jogo, mas fica a sua escolha.


- Nintendo DS



Emulador: Drastic

A emulação de Nintendo DS roda surpreendente pela perfeição. Rodou todos os jogos que testei e de forma bem suave e leve. Uma grande vantagem aqui é parecer que você realmente tem um NDS nas mãos, pois você pode utilizar o joystick para a jogatina usual e, para aqueles jogos que possuem trechos touchscreen, basta realizar os cliques na tela. Alem disso, o menu de jogos do emulador possui um screen de acordo com a rom baixada, e tem opção de save automatico.

Dica: O emulador possui opção de fullscreen para uma das telas do jogo. Vale a pena caso tenha algum jogo que não possua informação relevante na segunda tela.


- PlayStation



Emulador: ePSXe

O PS tem duas boas opções para emular seus jogos, já que, alem do ePSXe, o FPSE também possui um bom desempenho. A maioria dos jogos rodou, os que não rodaram provavelmente foi por algum corrompimento da rom.

Dica: o emulador não vem pronto para jogar, você vai precisar configurar o controle e obter a bios. Se após as configurações o controle não funcionar, apenas o botões Select, selecione More Options, depois Input Settings e mude o Player 1 para Digital. Se não funcionar, mude para Analog e depois volte para Digital.



- Dreamcast



Emulador: Reicast
Gameplay: Sonic Adventure 2; Grand Theft Auto 2; Daytona USA 2001

O emulador melhorou muito após a atualização feita este ano, deixando o desempenho 100% em alguns jogos ou próximo disto em outros. Além disso, foi resolvido o problema relacionado aos botões L e R, além da bios, que não rodava em Android acima de 7.0. Os que apresentaram algum problema, foi relacionado aos gráficos ou simplesmente não rodaram, o que, na verdade, pode ser um arquivo corrompido.

Dica: À exemplo do ePSXe, aqui também é preciso obter a bios e configurar os controles. Você precisa ir na opção Personalizar controles físicos, depois clicar em Iniciar Editor. Na nova tela que aparecer, marque a opção Habilitar layout de botões personalizados e deixe desmarcada a opção habilitar modo de compatibilidade. Outra dica: para salvar os jogos, você deve clicar em Iniciar Bios de Dreamcast e acessar o modo file. Em seguida, formate o cartão de memória (há videos no youtube mostrando). Lembre-se que isso não dá certo se a bios estiver no cartão SD, você deve deixá-la na memória interna do aparelho. 


- PSP



Emulador: PPSSPP

Após a atualização do emulador, alguns jogos puderam ser jogados, enquanto outros tiveram o seu desempenho melhorado. Sendo assim, as suas roms\isos que antes eram um problema, agora passaram a ter um bom desempenho. Eu gostaria de trazer gameplays de God of War e GTA, mas ao ligar o recorder o jogo ficou lento.

Dica: Dê preferência a deixar ligada a opção Pular efeitos de buffer, que fica em Gráficos - Modo. Alguns jogos não permitem utilizá-la (a tela fica preta), neste caso, você deixa na opção Renderização com buffer.


- Arcade



Emuladores: Mame4droid; aFBA
Gameplay:

Para jogar os clássicos do arcade, tenho dois emuladores: Mame4droid, para roms MAME; e o aFBA, para roms CPS e Neo Geo. Algumas roms nao rodaram, mas pode ser que o problema seja a própria rom. Outro problema é o controle, que não é tao bom para jogos de luta. Achei difícil fazer um shoryuken, por exemplo, mas dá para se divertir. 

Dica: para jogar roms Neo Geo é preciso ter a bios, mas o emulador aFBA já vem com ela. Os controles já vêm configurados.


- DOS Games



Emulador: Magicdosbox

Uma das minhas maiores queixas com os portáteis anteriores era a impossibilidade de jogar os games antigos de DOS. No GPD XD este problema foi resolvido. Utilizando o aplicativo Magicdosbox, obtive exito em rodar diversos jogos. Além disso, o controle se mostra muito bom para a configuração, fazendo você relembrar clássicos, como Doom 2 e Duke Nukem 3D com uma excelente jogabilidade. O magicdosbox permite configurar mouse e o teclado com cliques simples, ajudando, inclusive, a jogar RTS, como Warcraft.

Dica: o emulador que indiquei é pago, mas há uma versão free para você fazer o teste e decidir depois pela compra.


- Outros consoles



Na internet você vera videos de gente tentando jogar Gamecube e PS2. De fato existem aplicativos que tentam rodar esses consoles, mas ainda é muito precário. Confesso que apos assistir os videos, nem tentei, até porque não fazem falta para mim. Os jogos rodaram muito lentos, travando ou nem funcionam. Sendo assim, não tenha muita esperança para jogar outros games alem dos que listei antes.




  • GPD XD vs GPD XD Plus

Se você já possui um GPD, eu não recomendaria comprar outra versão, a não ser que ter um bluetooh seja essencial na sua vida. O fato de possuir uma versão mais nova do Android me possibilitou ter acesso a aplicativos que eu não conseguia abrir antes, no entanto, se tratam de utilitários sem relação com jogos. O único problema que ocorreu relacionado a emuladores foi com o Reicast, do Dreamcast, que foi resolvido com a última atualização. Alem disso, não sei se foi impressão minha, mas achei os controles do GPD XD comum ligeiramente melhores do que no Plus. Os direcionais e os botoes fazem um barulho estranho que talvez você perceba nos videos que fiz.

Sendo assim, se o meu GPD XD nao tivesse dado o problema que falei no inicio, eu não teria comprado o Plus, e vejo que realmente não haveria necessidade. Ainda tentarei ver se alguém o conserta, mas enquanto isso, o Plus vai me atender muito bem. Quanto a sua durabilidade, só o tempo dirá. Estou com o Plus há cerca de 3 meses.



  • ATENÇÃO

O GPD XD possui alguns relatos referente ao problema que falei relativo ao cabo flat, aquele que liga o aparelho à tela. Depois de um tempo, a tela simplesmente começou a falhar até sumir totalmente. Existe um kit com peças de reposição, eles são vendidos apenas pela internet, e, após o lançamento do Plus, está difícil encontrá-lo. Pesquisando em fóruns, verifiquei que o kit do Plus não é compatível com o GPD anterior, o que de certa forma é uma boa notícia para quem tem a versão Plus, já que pode ser que o cabo do Plus seja mais resistente.

Como disse antes, o meu GPD XD anterior deu problema com cerca de 1 ano, mas há pessoas que estão com ele há mais de 2 anos sem ocorrências. Desconfio com seja alguma inconsistência da rede elétrica, mas como outras pessoas também passaram por isso, não há como ter certeza. Em todo caso, estou tentando seguir algumas recomendações que observei na internet, seguem elas:

- Sempre utilize o carregador que vem com o aparelho;
- Não recarregue em um sistema elétrico instável ou sujeito à queda de luz;
- Evite recarregar com ele ligado;
- Não o utilize plugado na tomada


  • LINKS ÚTEIS

Forum americano:
https://boards.dingoonity.org/gpd-android-devices/

Tutorial para instalação de firmware:
http://xdrescue.com/gpd-xd-plus-help/gpd-xdp-tutorials/gpd-xd-plus-how-to-install-or-update-firmware-unbrick/

CleanRom:
https://www.patreon.com/posts/19784613

Meu canal mo YouTube com algumas gameplays:
https://www.youtube.com/channel/UCcIiN1vxUB9rrNTJpglll6Q



  • CONCLUSÃO

O aparelho é muito bom em praticamente tudo que propõe a fazer. Como falei antes, embora seja voltado para jogos, o fato de utilizar Android te traz infinitas utilidades, isto somado ao seu bom processador de 2.1Ghz, te traz uma experiência sem travamentos ou lentidão. Para você que procura um multifuncional portátil, o GPD XD Plus se mostra uma excelente opção.

O aparelho roda quase todos os consoles até a quarta geração. Alem disso, pode ser utilizado como um tablet comum, sendo excelente principalmente para quem não tem um celular tao bom. Seu preço fica um pouco salgado, já que a maioria das pessoas foram taxadas na alfandega, deixando o valor final beirando quase 900 reais, em contraponto ao seu antecessor que ficava em torno de 500 a 600 reais. Caso a sua durabilidade seja melhor, ainda acho que vale a pena o preço, pois suas utilidades são muitas. Um celular muito top, por exemplo, sairia mais caro do que um celular basico somado ao GPD XD, e você ainda teria que comprar o joystick por fora, caso não quisesse usar o touchscreen. É algo a se pensar.

Nenhum comentário: