terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Top Hacks / Fã games


Prefere os jogos antigos do Sonic? Imagine jogá-lo com em novas fases e outros desafios. Adora Super Mario, mas achou todos muito fáceis? Que tal jogar a série em uma dificuldade bem mais elevada... Seu sonho é poder controlar os vilões que você derrota sempre? Experimente então jogar com um dos capangas ou até mesmo com o chefão do jogo.

É, amigos... Em se tratando de hack ou fã game, praticamente tudo é possível. O sucesso de alguns jogos desenvolvidos por usuários comuns, e não pela empresa original, chamou atenção de muitos retrogamers. Para você que anda decepcionado os lançamentos, reviver um clássico sob uma nova perspectiva pode ser justamente o que você estava procurando. Confira agora como são esses jogos, quais os mais famosos e recomendados, e entenda porquê eles devem estar na sua telinha.


Em geral, HACK GAME é uma alteração do jogo original, enquanto o FÃ GAME é aquele criado do zero. Aqui vou tratar ambos como a mesma coisa. Passada esta breve introdução, vamos aos jogos. Devo ressaltar que o mundo hack é imenso. É impossível exaurir o assunto e abordar cada um deles na mesma postagem. Sendo assim, abaixo estão alguns dos principais e promissores (nem todos estão na versão final), mas é claro que você é livre para indicar outros. Vamos lá:


  • SONIC


Sonic Megamix

Jogo original ou baseado em: Sonic the Hedgehog (Mega Drive).
Status: completo.


Sonic Megamix é considerado por muitos o melhor hack do porco-espinho. O jogo Sonic 1, de Mega Drive, foi inteiramente modificado. Fases, músicas (uma espécie de compilação de outros jogos), personagens e até as fases especiais foram alteradas.

Aqui você tem como escolha Sonic, Shadow, Mighty e Knuckles (apenas na versão SEGA CD), cada um com características diferentes. Alguns movimentos presentes em jogos recentes foram incluídos, por exemplo, Sonic possui o Light Dash do Sonic Heroes e homing attack. Shadow possui um turbo e também o homing attack. Tails recebeu só um ataque com a calda, Knuckles não foi modificado, e Mighty tem a jogabilidade do Sonic em Sonic 3, talvez para agradar os saudosistas.

Você vai encontrar por aí duas versões do jogo: Sonic Megamix 3.0, que é a última lançada para Mega Drive (não tem Tails e Knuckles); e Sonic Megamix para o Sega CD, que é mais completo e possui gráficos mais bonitos. Ambas são jogáveis até o final.



Sonic Fan Remix

Jogo original: Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)
Status: versão teste apenas.


Sonic Fan Remix é uma recriação do Sonic 2 para Mega Drive. A jogabilidade é a mesma, a alteração está nos gráficos, que envolve até o tempo. Foi usado aquele esquema de jogabilidade 2D com efeitos em 3D, e realmente ficou impressionante. Acredito que a ideia seja criar um Sonic HD, como fizeram com os primeiros Serious Sam. Até o momento o jogo possui apenas a primeira fase e é jogado no PC mesmo. Com o lançamento do Sonic Generations, é provável que fique por aí mesmo.



Sonic 2 Delta

Jogo original: Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive).
Status: completo.



Quando Sonic 2 foi anunciado, revisas especializadas publicaram algumas fases que o jogo teria no seu repertório. Contudo, ao chegar na sua versão final e comercializada, nem todas ficaram, o que causou uma curiosidade sobre como esses cenários seriam. Sendo assim, alguns jogadores que tiveram acesso à versões antigas do game resolveram terminar essas fases para serem jogáveis. Aí surgiu o chamado Sonic 2 Delta, que possui, além dos mapas já conhecidos, Hidden Palace, Wood Zone, Winter Hill, Dust Hill, Green Hill (do primeirão mesmo) e Genocide City.

A versão mais completa provavelmente é a 0.23, feita pelo brasileiro Esrael Neto, mas há outras baseadas em protótipos diferentes. Se você procura puramente o Sonic 2 com as 4 fases novas, pesquise pelo Sonic 2 Long Version.



Metal Sonic Overdrive

Jogo original: Sonic the Hedgehog (Mega Drive).
Status: completo.



Inicialmente chamado de Metal Sonic Overlord, o seu autor, DarkonMK, mudou o nome para Overdrive para facilitar a sua busca pelo Google. Trata-se de um hack respeitável. Assim como Sonic Megamix, tudo foi alterado e movimentos especiais foram acrescentados aos personagens.

Curiosamente, há opções criadas pelo autor. Você tem Metal Sonic, Kirby, Darkon, Somari (parece com o Mário, mas a jogabilidade é do Sonic) e o próprio Sonic. Apesar de serem 5, a diferença entre eles é pouca. Todos podem escalar paredes e quase todos (única exceção é Sonic) possuem ataque com o pulo, que em alguns vai para frente e com outros vai para cima. O alcance do pulo e a velocidade também mudam um pouco. Pelo menos é um dos poucos games em que podemos jogar com um Metal Sonic mais bem feito.

Embora você deva ter trabalho com o primeiro chefão, a dificuldade em geral é moderada e há possibilidade de se tornar "super" pegando todas as esmeraldas do caos. A versão final é 2.0.




The S Factor: Sonia and Silver

Jogo original: Sonic the Hedgehog
Status: completo


Você escolhe entre Sonia e Silver (cada um com poderes próprios) e joga em novas fases.



Sonic the Hedgehog - Westside Island

Jogo original: Sonic the Hedgehog
Status: completo


Sonic1 com fases totalmente refeitas e uma dificuldade mais alta.




  • STREETS OF RAGE


Streets of Rage Remake

Jogo original: Streets of Rage 1, 2 e 3 (Mega Drive).
Status: completo.


Streets of Rage é um beat'up de sucesso que nunca mais´teve uma versão nova lançada. Sendo assim, o grupo Bombergames criou este Remake baseado na série toda em conjunto. Após 8 anos, o trabalho ficou muito bem feito. Há diversos extras e elementos novos, como 19 personagens selecionáveis, incluídos aí todos os personagem selecionável da franquia e outros, como o super vilões.

Você é quem decide o que fazer na campanha, podendo escolher vários caminhos, o que aumenta muito o replay. Jogando você adquire créditos para liberar os extras, portanto, pode contar que você não vai querer parar com a jogatina tão cedo. A sua versão final é 5.0 e, embora o game tenha sido proibido pela SEGA, é facilmente encontrado na internet.




  • GOLDEN AXE


Golden Axe Myth

Jogo original: Golden Axe.
Status: completo.


Golden Axe teve o seu último jogo lançado em 1995. Há apenas alguns meses veio esta versão chamada Golden Axe Myth, que roda no PC. Os gráficos parecem de cartoon, mas a jogabilidade básica foi mantida, embora não seja tão boa quanto o original, pois às vezes há problemas nos ataques em sequencia.




  • ROCK N' ROLL RACING


Rock N' Roll Racing vAlpha14

Jogo original: Rock N' Roll Racing (Mega Drive).
Status: completo, mas passível de aprimoramento.




Com todo o respeito às versões brasileiras, nenhuma delas chegou perto deste hack. Aqui tudo do original foi mantido, apenas inclusões e uma ou outra modificação foram feias. Você tem nada menos que o dobro de planetas para visitar (12 no total), músicas novas, 5 veículos a mais, 12 pilotos extras para escolher (os 6 chefões e outros 6) e armas novas. O equilíbrio foi mantido, não há um super carro e nem um personagem excepcional, cada um possui características próprias.

O game trouxe ainda um modo 1x1 e uma dificuldade mais alta (Master), além de ter aumentado a das outras. Sendo assim, jogar no Veteran não é vergonha nenhuma, até porque algumas pistas novas que aparecem nos últimos planetas beiram a insanidade. O hack está na versão Alpha14 e é altamente recomendável para os fãs.



Rock N' Roll Racing 3D

Jogo original: Rock N' Roll Racing.
Status: em desenvolvimento.



O vídeo publicado no Youtube (LINK) causou uma euforia grande entre os retrogamers. Gráficos lindos, uma jogabilidade que parece ser fiel a do original e elementos novos, como armas, veículos e cenários. Infelizmente não se sabe muito deste fã game, pois não há demo jogável e nem previsão. No entanto, a homepage recebeu algumas atualizações mais recentes. Vamos lembrar que o Streets of Rage Remake ficou 8 anos em desenvolvimento, então tenhamos paciência.



Rock N' Roll Racing Remake

Jogo original: Rock N' Roll Racing.
Status: em desenvolvimento.


Criado por brasileiros, o projeto era ter um Rock N' Roll Racing em 3D para PC, no entanto, parece que foi deixado de lado. Os criadores se contentaram em fazer apenas 2 mapas e voltaram os olhos para o multiplayer. Na sua homepage consta um hack do jogo feito também por um brasileiro, mas me pareceu incompleto. Embora eu não tenha curtido muito, este remake ficou bastante conhecido por aí, então fica o registro.




  • POKEMON


Pokemon Shiny Gold

Jogo original: Pokemon FireRed
Status: versão beta.


A idéia foi fazer um remake do Pokemon Gold, do Gameboy Color, no FireRed do Gameboy Advanced. Embora eu não tenha jogado o game a fundo, as análises na internet são muito boas. De novidade há uma Trick House, Pokebeeper, cartão de orelhão, Safari Zone aberta, pokemons da terceira geração e mais de um rival no jogo (um novo foi criado).



Pokemon Light Platinum

Jogo original: Pokemon FireRed
Status: versão beta.


Este aqui procura colocar o maior número possível de pokemons para você, inclusive os lendários. Você não precisa esperar chegar em uma parte determinada do jogo para consegui-los, eles aparecem bem antes mesmo. Sem contar que várias áreas foram totalmente refeitas.




  • STREET FIGHTER

O único hack que ficou realmente conhecido foi aquele em que se podia mandar hadouken no ar e várias vezes seguidas. Enfim, era bem zoado, hehe. Você provavelmene achará na internet apenas procurando por "hack version".




  • MARIO

Mario Wednesday

Jogo original: Super Mario World
Status: completo.



Fases totalmente novas e com uma dificuldade muito mais alta. Um desafio para os fãs. Tem uma continuação que é apenas um pouco mais fácil que esta.



Super "Mario" World


Jogo original: Super Mario World
Status: completo.


Modificação completa também. Os gráficos são de desenho animado, sem contar que a skin do Mario é o Koopa usando uma máscara dele. A dificuldade é maior aqui também.




Super Mario Kart: Crazy Tracks

Jogo original: Super Mario Kart
Status: completo.


Basicamente é um Mario Kart com pistas novas e mais difíceis. Cuidado redobrado aqui, pois achar os caminhos nem sempre é tarefa fácil.




  • MUGEN


Jogo original: variado.
Status: variado.





Mugen é um programa utilizado para criar jogos misturando-se lutadores de diferentes jogos. Em geral, é usado para o estilo Fight 1x1. Alguns jogos ficaram populares, como o Street Chaves e alguns baseados em Dragon Ball Z.




  • OPEN BEATS OF RAGE


Jogo original: variado.
Status: variado.





O OpenBOR também é um programa para fabricar jogos, mas aqui o foco é o chamado beat'em up, aquele gênero em que você anda pela cidade batendo em gangues e surrando criminosos. Vários são os jogos, a maioria muito bons para quem gosta de uma boa pancadaria, como o Rage of Street, Art of Fighting, etc.




  • OUTROS


Dragoon x Omega


Jogo original: Dragon Warrior (Nintendo)
Status: completo.


Comenta-se na internet que este jogo é altamente recomendado. Pegaram um dos RPGs mais famosos do Nintendo e refizeram completamente. Novos gráficos, mapas, monstros, música, história, feitiços, etc.




Traduções


Jogo original: variado.
Status: variado.



Você também pode encontrar hacks que simplesmente traduziram o jogo, como o do Dragon Ball Z e Phantasy Star, mas existem de muitos outros jogos também, inclusive a Tec Toy lançou alguns por aqui, como o Turma da Monica e o Chapolin x Dracula. Eles nada mais são do que hacks de outros jogos. Só sugiro que você pegue traduções completas, caso contrário, você pode ter problemas depois de um tempo.




  • LINKS

Os links abaixo me ajudaram a fazer a matéria. Os sites contém roms para download, outros bons hacks e até uma análise mais completa de cada um deles. Não deixe de visitá-los:

Hacks


Bom, galera, este foi o último post antes do site entrar em recesso. Não deixem de conferir o índice, que contém análises e matérias especiais:


Boas férias a todos :D

Um comentário:

Victor Luiz disse...

não achei as roms de pokemon para download! Tem as fotos mas não achei o link. Me da uma ajuda?
Valew, esse site é muito bom.