terça-feira, 8 de março de 2011

Top 10 - Jogos de Vilões


Em geral, jogamos com o mocinho. Aquele que gosta de ajudar as pessoas e tenta tornar esse mundo um lugar melhor para se viver. Alguns são tão gente boa que topam fazer tudo sozinho em uma missão suicida e com poucos recursos. No entanto, existe o outro lado da história: os vilões! E sejamos francos, todo mundo se amarra em jogar do lado negro da força. Controlar mestres do crime, um fora-da-lei, monstros ou mesmo alguém politicamente incorreto é possível em alguns jogos, embora seja incomum.

Sendo assim, elaborei uma lista Top 10 de jogos em que incorporamos esses caras. A ordem da lista não significa necessariamente que um jogo seja melhor do que o outro, foi levado em consideração também o seu aspecto maquiavélico e o nível de interatividade, ou seja, o quanto o jogador pode contribuir para que o personagem seja malvado. É claro que você, leitor, é livre para comentar sobre algum jogo deixado de fora. Vejamos então a lista.


10) City of Villains

Como o nome diz, o jogo é o oposto do consagrado City of Heroes, você tem um vilão como personagem. O sistema de fama do City of Heroes é aplicado aqui, mas da forma contrária, ou seja, ele determina o quanto você é temido pela população. Você pode formar alianças do mal e fazer missões, como sequestro e roubar um banco. É claro que você vai encarar heróis enquanto praticar suas quests criminosas.














9) Need for Speed - Most Wanted

Aqui você faz sua vida nas corridas ilegais. Sua missão é subir na chamada "lista negra" (blacklist) e se tornar o melhor corredor entre os rachas nas ruas. Para isso, não basta vencer os outros pilotos, mas também enganar a polícia e causar o caos na cidade. O detalhe é que quanto mais você foge da polícia e quebra veículos no caminho, mais pontos de reputação você ganha. O jogo traz também um ranking para cada situação, quanto mais você é procurado pelos tiras, mais difícil será fugir. Blitz, helicópteros, federais, entre outros obstáculos tornarão tudo ainda mais divertido para você, fora-da-lei.





8) Carmageddon

Embora não seja o pioneiro na polêmica dos jogos violentos, Carmageddon talvez tenha sido o grande impulso para o debate. Trata-se de um jogo de corrida aparentemente comum. O que o diferencia dos outros é a possibilidade de matar também os pedestres. Não só é uma possibilidade, como é um incentivo, já que você ganha créditos por cada morte, mais ainda se for em combo ou de uma maneira não usual, como esmagar a pessoa, atropelar de ré, de lado ou empurrando outro veículo em cima. O seu conteúdo violento, bem como a polêmica que rondou sua venda (proibida em alguns países), trazem o game para a lista.




7) Death Rally

Aqui você é um piloto clandestino que ganha a vida em corridas ilegais patrocinadas por quem gosta de banho de sangue. O que diferencia este game é o fato dele possuir opções um tanto inusitadas, especialmente para época em que foi lançado. O tempo todo você é incentivado a destruir os seus adversários, às vezes é até mais lucrativo fazer isso do que ganhar a própria corrida. Algum apostador pode te oferecer uma grana para acabar com um piloto, você ganha bônus se destruir todos os adversários e também tem a opção de sabotar os outros carros, além, é claro, de usar suas próprias armas letais. Nem os espectadores estão à salvo, pois podem ser metralhados ou atropelados também. A reunião do que há de ruim no submundo das corridas deixam Death Rally na sétima posição.





6) Rampage

Em Rampage, você controla um monstro. Sua missão aqui é muito simples: causar a maior destruição possível! Você explode prédios, destróis carros, aviões e veículos de guerra. Ao longo do caminho, é constante atacado pelas forças armadas, mas recuperar life aqui é bastante simples também: basta devorar as pessoas! Com esse clima de destruição em massa, não tinha como deixar Rampage de fora desta lista, daí o merecido sexto lugar.




5) Mafia

Neste jogo, você começa como um taxista comum que mal ganha para pagar suas dívidas. Quando aparece uma oportunidade para faturar mais, a ambição fala mais alto e logo você aceita sem pensar nas consequencias. Pronto, agora você faz parte da Mafia. Você rouba, mata, elimina provas, testemunhas, até pessoas que são conhecidas pelo seu personagem. À medida que você avança no jogo, percebe que é um ciclo sem fim, pois a Mafia sempre quer mostrar quem está no poder.




4) Grand Theft Auto

Um clássico do estilo. No começo de GTA III, você acaba de fugir da prisão. Isto já traz uma idéia do caráter do seu personagem. Desde o Grand Theft Auto lançado em 1998, você pratica o trabalho sujo para seus chefes. Você tem a oportunidade de assaltar um banco, cometer assassinatos e outros crimes nas mais variadas situações. O ditado "o crime não compensa" não se aplica na série GTA.




3) Black and White

Você é Deus. E como Deus, pode agir da forma que quiser. O nome do jogo demonstra a liberdade que você tem para agir com carinho ou maldade. É permitido ser um Deus mal que não se importa muito com o seu próprio povo e consegue poder na base da opressão. Diplomacia não é a sua praia, mas sim ter um exército forte para dominar outras tribos e ter mais pessoas para te idolatrarem. Sua criatura será sua imagem e semelhança, sendo treinada para esmagar seus inimigos e devorar aldeões no jantar. Esta possibilidade de fazer as pessoas rezarem para você por medo, e não porque o adoram, traz o jogo para esta posição.




2) Dungeon Keeper

"Evil is good" é o lema deste jogo de estratégia. Esqueça o heroísmo e salvar o mundo, aqui você é um demônio prestes a dominar o reino dos homens e instaurar uma era de terror. Para isso, você recruta criaturas malígnas promovendo treinamentos, construindo salas e armadilhas diabólicas. Após uma luta, seus seguidores carregam os corpos para o seu cemitério para renascerem como vampiros a seu comando. Por outro lado, se forem pegos ainda vivos, pode deixá-los na câmara de tortura até eles aceitarem fazerem parte da sua horda, ou deixá-los morrer na prisão para te servirem na forma de fantasma ou esqueleto. O clima sombrio e cruel se mistura com um humor negro, tornando o game presença obrigatória na lista para ficar em 2° lugar.




1) Warcraft III

Se você achou que já era cruel demais nos outros jogos da lista, ainda não viu o que acontece em Warcraft III. O original já contém uma história muito forte. O nível é mantido na expansão com traições, assassinatos na família e massacres de pessoas inocentes, tudo vivido pelo seu personagem. É claro que estou falando de Arthas, o mais importante do jogo. Sua insana busca pelo poder corrompe sua mente. Após a sua conversão de paladino para cavaleiro da morte, Arthas age de forma maldosa e não tem compaixão por ninguém. Poder, subjugar outras raças e dominar o mundo são as únicas coisas que importam aqui.




Menções honrosas: Texas Chainsaw Massacre, para Atari (você é o maníaco da serra elétrica atrás de vítimas); Shark Attack, para Arcade (você controla um tubarão e seu objetivo é matar os mergulhadores); Legal Crime, para PC (lidera uma gangue e objetiva o controle da cidade); Star Wars: The Force Unleashed (você é o aprendiz de Darth Vader); outros jogos de Star Wars permitem ao jogador escolher o caminho do mal.

Nenhum comentário: