segunda-feira, 28 de março de 2011

Review: Montezuma's Revenge (Atari)


Peço desculpas aos fãs de H.E.R.O e River Raid, mas, na minha opinião, Montezuma's Revenge é o melhor jogo de Atari. Na época que adquiri o jogo, perdi horas e horas com ele. Primeiro para fazê-lo pegar assoprando o cartucho, hehe; segundo para conseguir passar de fase. Hoje em dia eu consigo isso mais tranquilamente, o que me permite fazer uma análise legal do jogo. Vamos ver.


Montezuma's Revenge é um jogo de plataforma com elementos de RPG-Action. Você controla Panama Joe, um aventureiro em busca de tesouros. Para isso, ele adentra nos templos aztecas em busca das riquezas, mas vai precisar passar por obstáculos perigosos no caminho. Caveiras, serpentes, aranhas e campos de energia são apenas alguns dos desafios. Para fechar o mapa, você precisa ainda reunir chaves para abrir as portas, só assim passará para o próximo templo. A história (e até o boneco) lembra um pouco Indiana Jones, então não estranhe se você escutar alguém chamando o jogo assim por aí.

É preciso ter calma para passar pelo campo de força, mas não deixe que isso o impeça de buscar os itens. Aguarde ele desaparecer, então avance.

Com uma sistemática simples, o jogo se destaca pela complexidade dos mapas e pela necessidade de se buscar certos itens, que são características incomuns nos jogos de Atari. É um dos poucos games, por exemplo, que não é linear. Você tem o templo todo para explorar à vontade, como um RPG em mundo aberto. Não há mapas ou qualquer indicação, a idéia é que você se sinta em um labirinto. Alguns caminhos são mais fáceis, outros mais difíceis, e há mais de uma maneira de percorrê-lo. Como ajuda, você conta com alguns itens que te dão pontos ou alguma vantagem, como a espada, o martelo e a tocha, que ilumina os locais escuros. Já que o Atari possui apenas um botão, eles são ativados automaticamente.

A espada destrói caveiras e aranhas, mas só pode ser usada uma única vez. Não gaste em qualquer situação.

A única música existente no game é a do início e a do final de cada cenário, que possui uma espécie de fase bônus, onde você coleta itens para a sua pontuação. Obviamente, há os sons fx usuais, assim como muitos dos jogos do console. Os gráficos chamam atenção, pois são bons para o sistema. Você consegue ver perfeitamente cada parte do mapa, identificar os obstáculos; o breu e a forma como o seu personagem morre não fazem feio também. Vale anotar ainda que Montezuma's Revenge não possui final. Ao chegar no terceiro templo, o jogo repete o cenário.

Portanto, este é um jogo que você não pode deixar de conferir. Acho até estranho que alguns retro-gamers não o conheçam. Vejo listas de melhores jogos de Atari e ele sequer é mencionado. O sucesso do game foi tão bom que foram feitas versões para Atari 5200, Gameboy e Master System, nas quais o jogo ficou um pouco mais complexo e difícil, embora a essência seja a mesma. Então vai por mim e arrume um jeito de jogá-lo :D .


A tocha é um dos itens mais importantes do jogo. Ela vai iluminar os níveis mais baixos do templo.



É assim que a área fica se você não tiver a tocha. Para piorar, as escadas e serpentes não podem ser vistas.


As cobras não podem ser mortas ou atravessadas, sua única saída é pular.


O martelo o permite atravessar certos inimigos, mas é temporário e possui aplicação imediata, então pegue apenas quando precisar.















Busque todos os itens que puder para aumentar a pontuação e ganhar uma vida extra.



Nota Final: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 6,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,0
Replay: 7,0

Pontos positivos:
+ Mapas razoavelmente grandes para explorar.
+ Boa mistura entre plataforma e RPG.
+ A complexidade do jogo é acima do habitual do Atari.

Pontos negativos:
- Poucas fases.
- Alguns desafios se repetem.

3 comentários:

Peido disse...

Pelo o que é apresentado no seu review ele realmente parece ser o melhor jogo para Atari. Principalmente, considerando-se a não linearidade e a total liberdade existente para se explorar o mapa.

Thanos disse...

É verdade. Talvez os que mais se aproximam dessa liberdade sejam o Pitfall 1 e 2, mas estes são puramente plataforma, o M'Revenge é mais complexo.

Anônimo disse...

Sem dúvida o melhor jogo pra Atari!!! Lembro-me que pra conseguir ele tive que dar meu relógio Casio Thermometer.... Mas valeu a pena. Quem nunca jogou, recomendo.