quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fim de ano e um recomeço...

Olá, pessoal. Depois de muito MUITO tempo estou aqui de novo. Infelizmente a falta de tempo me pegou e vai pegar mais ainda no ano que vem, mas tenho vontade de voltar a escrever, nem que seja apenas uma vez por semana. É incrível que mesmo depois de meses o blog ainda receba comentários de leitores. Devo começar 2011 com um post básico sobre o que joguei em 2010 e alguns mini-reviews. Em seguida elaborar um índice, o qual eu venho adiando há tempos.

Um feliz ano novo a todos e ótima jogatina! :D

sábado, 13 de março de 2010

Top 20 Multiplayer Games - Revista NGamer


A edição n° 31 da Revista NGamer, especializada em jogos da Nintendo, trouxe uma lista dos melhores games multiplayer de todos os tempos, na opinião dela, é claro. O mais interessante do ranking é vislumbrar a presença de remakes de clássicos ou jogos antigos, como Super Mario Kart (SNES), GoldenEye 007 (N64), Micro Machines 2 (multi) e Super Street Fighter 2 (multi). Criatividade, trabalho em equipe e diversão parecem ter sido os critérios mais importantes.

Logo na segunda colocação temos Pac-Man Vs, lançado para Gamecube. O jogo traz uma fórmula interessante na qual um dos jogadores joga com Pac-Man, enquanto cada um dos outros 3 controla um fantasma. A visão limitada obriga os malfeitores a trabalharem em equipe para vencer. Quem pegar Pac-Man toma o seu lugar e então a rodada recomeça. O que chegar primeiro a um determinado número de pontos é o grande vencedor.

Legenda of Zelda: Four Swords, também para GC, é um RPG adventure parecido com o sucesso de Super Nintendo: Link of the Past, que era single player apenas. Assim como em Pac-Man Vs, os jogadores aqui também precisam trabalhar em equipe para passar de certos trechos. RPGs que permitem multiplayer sempre chamam atenção, daí a presença de Secret of Mana (SNES), que permite que um amigo controle um parceiro do personagem principal do game.

Terem lembrado de Micro Machines 2 me surpreendeu positivamente. Joguei muito no PC com amigos e não tenho dúvidas de que é um dos melhores jogos multiplayer já lançados. Embora não possua armas como os seus sucessores (MMV3 e MM4), a jogabilidade é rápida, dinâmica e exige estratégia por parte do jogador. Aqui  você possui diversas maneiras de vencer, pode ser correndo melhor, atrapalhando seus adversários, jogando-os em abismos ou até freiando em cima. Além disso, há cenários para todos os gostos.

Sem mais delongas, segue a lista completa:


1 - Super Mario Bros Melee

2 - Pac-Man Vs

3 - Super Mario Kart

4 - The Legend of Zelda: Four Swords Adventure

5 - Micro Machines 2: Turbo Tournament

6 - New Super Mario Bros

7 - GoldenEye 007

8 - Guitar Hero / Rock Band

9 - Internacional Superstar Soccer 64

10 - Super Street Fighter 2

11 - Bomberman Blast!

12 - Secret of Mana

13 - F-Zero X

14 - Animal Crossing: Wild World

15 - Tetris DS

16 - Club House Games

17 - Donkey Kong

18 - WarioWare: Mega Party Games

19 - NBA Jam

20 - Wii Sports

sábado, 6 de março de 2010

[zerado] The Punisher (Arcade)

The Punisher para Arcade talvez seja o jogo mais conhecido e bem conceituado do justiceiro. Trata-se de um beat' em up clássico que habitava alguns fliperamas antigamente. O jogador pode escolher entre Punisher e Nick Fury, ou, ainda, estarem os dois em campo numa jogatina multiplayer.

O mérito do jogo é trazer uma penca de armas para você detonar. Tacos de baseball, facas, metralhadoras, granadas e até armas medievais estão no repertório. Além da pancaria tradicional, em algumas áreas o seu personagem trava uma troca de tiros com os criminosos. Essas partes são mais fáceis, pois a mira é automática, basta sentar o dedo no botão. Punisher (ou Nick Fury) também começa com granadas, o que ajuda a sair de situações de aperto sem precisar utilizar o especial, que gasta energia sempre.


Outra vantagem do jogo é que não é tão curto quanto alguns e o enredo chama a atenção, especialmente pelo fato de Punisher não estar nem aí para os seus inimigos. Ele, de fato, age como um justiceiro que não tem receio de sujar as mãos de sangue para atingir o seu objetivo. Provavelmente você terá dificuldade nos robôs chefões, no Rei do Crime e em alguns trechos que enchem muito de inimigos, mas nada disso é problema quando se pode continuar infinitamente. Game altamente recomendado.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

[zerado] Mega Man: Power Battle (Arcade)

Fiquei em off por causa do feriado e por motivo de doença na semana seguinte, mas agora estou de volta para falar deste jogo. Mega Man é sinônimo de jogo de aventura misturado com shooter, certo? Errado. Nesta versão para arcade, o robô azul encara seu arqui-inimigo Willy novamente, mas de uma forma diferente de sua série tradicional no Nintendo, Super Nintendo e outros consoles. Aqui o jogo é de luta, como um Street Fighter. Pegue um game de aventura qualquer do Mega Man, delete o mapa e vá direto para o chefão, Mega Man: Power Battle é assim.


Aqui você enfrenta os chefões conhecidos da série, e apenas eles. Você pode escolher entre Protoman, Bass ou o próprio Mega Man, é claro. À princípio, o jogo é uma luta 1x1, mas há suporte multiplayer que permite que outro jogador se junte à sua causa e combata o inimigo em conjunto com você, fica bem legal. O sistema de adquirir a arma do robô derrotado também está presente, cabe a você descobrir qual é mais eficiente contra cada um deles.

Não é difícil terminar o jogo. O difícil é terminar sem pegar continue, pois você joga uma espécie de survival, ou seja, seu life não enche até o máximo após o término da batalha, você é curado apenas um pouco. Depois de tudo, você enfrenta Willy e, em seguida, assiste ao final. O jogo possui ainda uma continuação com a mesma sistemática, mas aí já é assunto para outro dia :D

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

[zerado] Juuouki (Nintendo)

Descobri este jogo vendo um especial muito bem feito sobre Altered Beast nos fóruns OuterSpace e Retrobits. É isso mesmo que você leu, Juuouki nada mais é do que um Altered Beast para o Nintendo, acontece que ele só foi lançado no Japão, por isso o nome estranho.


Apesar das versões para Mega Drive, Master System e Arcade serem as mais conhecidas, Juuouki é mais complexo do que qualquer uma delas. O game possui mais fases no seu repertório e mais criaturas bizarras para o seu personagem se transformar, por exemplo, a fase da floresta, na qual você vira um leão, e também a de Atlantis na água, onde você encarna um tubarão. O fato do jogo possuir 8 cenários ao todo o torna a versão mais difícil de Altered Beast, pois você não possui continue infinito e alguns chefões são muito difíceis. A jogabilidade é razoável, mas pode levar um tempo para você se acostumar a fazer o pulo mais alto e a macetear alguns inimigos.

Portanto, se você já cansou de zerar as versões de Altered Beast e procura algo novo, experimente Juuouki. À primeira vista você vai achar tosco, pois graficamente ele é inferior até do que o Master System, que também possui 8-bits, mas recomendo que dê uma chance ao jogo.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

[zerado] Sonic Unleashed (celular)

Como sabemos, Sonic Unleashed foi uma tentativa de reerguer o herói através de uma jogabilidade parecida com a dos clássicos para Mega Drive, que até hoje são considerados os melhores da série. No entanto, a versão para os consoles next-gen intercalou uma espécie de beat em' up 3D com a aventura em 2D que conhecemos. O problema, segundo os críticos, foi que a parte em 3D é bem maior do que a 2D, que é a parte legal do jogo.


Sonic Unleashed para celular é um pouco diferente. O jogo é todo na jogabilidade 2D, seja como o chamado "werehog", seja como Sonic normal. A distinção está na forma como são jogados. Nas fases de dia, você é o Sonic que conhecemos. A jogabilidade é rápida, há loopings e turbos, lembra um pouco o Sonic Rush para Nintendo DS (LINK). À noite você muda de forma para uma espécie de lobisomem, que é bem mais lento e não possui turbo, você passa de fase na base da pancada, usando combos e um especial que aniquila quem estiver por perto.


A vantagem do game é que o formato plataforma não foi deixado de lado. Jogar como werehog não é só violência gratuita, você deve passar por obstáculos do cenário também. Por outro lado, a velocidade característica dos jogos do Sonic ficou em segundo plano nesses mapas da noite. No final das contas, o jogo fica no meio termo. Vai te divertir durante algum tempo, mas você pode se cansar pela repetitividade do game. Acho que vale a compra se você for fã do Sonic, caso contrário, talvez seja melhor deixar passar essa.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Versão americana x Versão japonesa

Mais uma matéria que postei em um fórum e estou trazendo para o blog. Garanto que vários de vocês já repararam que nem todos os jogos são iguais na versão japonesa e na versão americana, que é a que recebemos por aqui. A questão é que em alguns a diferença é MUITO grande.

Lendo um review de um jogo de Master System que adoro, Enduro Racer (conhecido no Brasil como Super Cross), descobri que a versão japonesa possui nada menos que 5 fases novas. Como o jogo possui 10 ao todo, significa dizer que simplesmente METADE dele é novo. Isso sem contar as diferenças gráficas.

Eu poderia ficar o dia todo colocando jogos em que esse fenômeno acontece, mas vou me limitar apenas a 4 para exemplificar. Confira.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Review: Sonic Drift 2 (Game Gear)


Embora o Sonic R para Saturn seja mais conhecido, Sonic Drift foi o pioneiro no estilo corrida com o porco-espinho e é melhor, pelo menos na minha opinião. A sua continuação é quase igual à primeira, havendo apenas algumas poucas melhoras, como mais personagens, pistas e a possibilidade de usar os itens quando quiser. Veremos a seguir como é o jogo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Revista Game Senior n°4


Enquanto a Old!Gamer não chega às bancas (estava prevista para janeiro, mas agora a informação é que só em fevereiro), os retrogamers podem saborear a leitura da Game Senior, que já está na sua quarta edição. Trata-se de uma revista online gratuita em formato pdf que fala dos jogos antigos e comenta possíveis relações com os lançamentos.

Desta vez os destaques ficam por conta dos 15 anos do Playstation e do clássico Final Fantasy VI de Super Nintendo, considerado um dos melhores RPGs de todos os tempos. Na seção dos novos games, há um artigo sobre a série Ninja Gaiden, desde o primeiro até os feitos em 3D. Há também uma matéria curiosa sobre Donkey Kong e sua saga nos games. A revista conta ainda com os retro-reviews usuais, como Sunset Riders (Arcade), Bobby is Going Home, (Atari), Super Monaco GP (Mega Drive) e o bem conceituado California Games (Master System).

Você pode fazer o download da Game Senior em um dos links abaixo:

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Review: Dingoo A320


Quem me conhece ou acompanha o blog há mais tempo sabe que eu estou atrás de um portátil desde o ano passado, de preferência que rodasse roms de consoles antigos, até fiz um artigo sobre eles aqui (LINK). Enfim, o Dingoo A320 foi ficando cada vez mais tentador. Conferi reviews, videoreviews, então tomei uma decisão: comprei. Resolvi porque não quero ele só para jogar, quero aproveitar as suas outras funções também. Conheça melhor o aparelho após os meus testes.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

[zerado] The Simpsons - Bart's Nightmare (Mega Drive)



Joguei Bart's Nightmare há anos atrás no meu Mega Drive, resolvi dar uma checada nele novamente, pois eu sempre o considerei o melhor da série "The Simpsons" para os consoles. Trata-se de um jogo de aventura bem variado e você vai entender porquê sabendo a história: Bart se deu mal na escola e precisa dar duro em um trabalho, que, é claro, ele deixou para fazer na véspera da entrega (saudades do colégio, hehe). Acontece que o guri pegou no sono e começou a sonhar coisas bizarras, é aí que você entra.
Bart sonha que está nas ruas do bairro atrás das folhas de seu trabalho. Achando uma folha, você adentra em um dos sonhos (ou pesadelos) do moleque. Você pode ser "Bartman", pode entrar no seu desenho favorito (Comichão e Coçadinha), bancar o "Indiana Bart", virar "Bartzilla" e destruir a cidade ou entrar na sua corrente sanguínea e acabar com os vírus. A maior parte da diversão está nesses sonhos estranhos de Bart, as ruas é que são o problema, pois são enjoativas e repetitivas. O pior é que quanto mais você avança no game, mais difícil fica encontrar as tais folhas, daí  o jogo não receber notas tão boas nos reviews especializados, embora muitos retro-gamers o considerem muito bom.


Ao final de Bart's Nightmare, seja com todas as folhas ou parte, você recebe a nota do seu trabalho e ela fica exposta para a sua família olhar. Ironicamente, nessa última vez que joguei recebi a pior nota que já tirei terminando o jogo, que foi um B. Acho que a maior que tive foi um A+. Fica aí a sugestão.



quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

[zerado] Alien vs Predator (Arcade)


Voltando à minha fase beat 'em up, terminei Alien vs Predator, para Arcade. Acho que só vi este jogo uma vez em fliperama, não era muito comum. Isso não significa que não seja bom, muito pelo contrário, ele é ótimo. Você tem a sua disposição 4 personagens, sendo 2 humanos (1 deles meio ciborgue) e 2 predadores. Em seguida, é matança de alien do início ao fim. O jogo não poupa esforços para mostrar a brutalidade do negócio, há decapitações, aliens agonizando até a morte e gosmas nojentas na tela.


O game se destaca também pelo repertório de ataques. Além das várias armas disponíveis para você no decorrer das fases (granadas, metralhadoras, etc), o seu próprio lutador possui ataques variados. Como alguns só podem ser usados com um certo limite, é preciso sabedoria na sua utilização, pois a quantidade de inimigos na tela é muito grande, mesmo quando se está jogando sozinho. Pelo menos o personagem é resistente e não vai morrer em alguns poucos golpes, então há tempo para ir se acostumando.

Portanto, não deixe de dar uma conferida neste grande jogo, seja do lado dos humanos, seja do lado estranho dos predadores.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

[zerado] Taz-Mania (Mega Drive)

Primeiro jogo zerado em 2010! Não foi a primeira vez, já tinha terminado há muito tempo quando aluguei. Taz-Mania é essencialmente um jogo de plataforma. A parte "adventure" do game é bem fácil, porque você é muito veloz e praticamente invencível enquanto está rodopiando, e pode fazer isso infinitamente, ao contrário da versão para Master System, onde Taz cansa em algum tempo.



No geral, o jogo varia entre trechos fáceis e difíceis. Você vai chorar no cenário das Minas, por exemplo, pois é bem apelativo. Não só na primeira parte, onde você controla um carrinho e morre em qualquer erro seu, como também na segunda parte, onde você precisa andar pela Mina e pular às vezes sem ter o destino no seu campo de visualização.

Fora essas coisas, Taz-Mania é um bom jogo, embora curto. O fato dos gráficos lembrarem o desenho da TV que passava há anos atrás animam ainda mais quem gosta do demônio da Tasmânia.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Jogos zerados em 2009

Como primeiro post do ano, vou listar os jogos que terminei em 2009. Alguns eu joguei pela primeira vez, enquanto outros foram rejogados. Um ótimo 2010 a todos!


Bonanza Brothers (Mega Drive)














Você é um ladrão contratado para roubar peças de alguns locais. Jogo simples e bom para multiplayer.
Nota: 6,5


Alex Kidd in Miracle World (Master System)














Clássico do Master System. Alex vai passando por vários mundos e castelos quebrando pedras, usando itens, até chegar no chefão. Jogabilidade muito boa.
Nota: 10


Alex Kidd in Shinobi World (Master System)















Uma espécie de Shinobi versão mirim, hehe. O jogo é simples, rápido e fácil.
Nota: 6,5


Dragon Ball: Advanced Adventure (Gameboy Advanced)














O jogo mistura aventura beat 'em up com luta 1x1. Tem vários extras após o término do game.
Nota: 8,5


Bomberman Tournament (Gameboy Advanced)














Este Bomberman para GBA é do gênero action RPG, tipo Zelda, ou seja, muito diferente dos outros da série. Na internet rola uma versão traduzida em português do game.
Nota: 8,5


Glacier 2: Hell on Earth (PC)











Adquiri comprando uma das edições da revista Game Completo. É um jogo de corrida com combate de armas (mísseis, metralhadoras, minas, etc). A idéia é até boa, mas a jogabilidade é fraca e as corridas são rápidas demais.
Nota: 5,5


Mario & Luigi: Superstar Saga (Gameboy Advanced)














RPG estilo turnos do Mário. A idéia básica é tradicional, mas os combates são inovadores e dinâmicos. O enredo também é bem interessante. Jogatina obrigatória para os fãs.
Nota: 10


WarioWare, Inc.: Mega Microgame$! (Gameboy Advanced)














Trata-se de uma coletânea de mini-games de vários estilos. Excelente para matar o tempo.
Nota: 9,0


Hakuto no Ken (Master System)














Digamos que é a versão japonesa de Black Belt, um beat' em up. Os cenários são diferentes e a dificuldade e um pouco maior aqui.
Nota: 7,5


Enduro Racer (Master System)














Jogo de corrida motocross. Bem simples e básico, não me canso de jogar. Procure pela versão japonesa, ela tem mais cenários.
Nota: 7,5


Black Belt (Master System)














Como eu disse antes, é um beat' em up horizontal. Talvez um dos melhores jogos do Master System.
Nota: 7,5


Sonic Chaos (Master System)














Jogatina clássica 2D, é o terceiro Sonic do Master System. Este, no entanto, é mais fraco do que os outros na minha opinião.
Nota: 6,0


Alex Kidd in Enchanted Castle (Mega Drive)














Uma espécie de adaptação do clássico Alex Kidd in Miracle World (SMS) para o Mega Drive. Embora tenha mais opções de itens e no seu uso, os cenários são menos criativos e a jogabilidade pior.
Nota: 7,0


Racing Gears Advanced (Gameboy Advanced)














Mais um "combat race". A novidade é que os pilotos possuem habilidades próprias e você deve utilizar de estratégia na montagem do seu veículo. LINK.
Nota: 9,0


Asterix (Master System)














Mistura de aventura com plataforma. Divertido no início, depois fica bem hardcore, hehe. LINK.
Nota: 7,0


Block Breaker Deluxe 2 (celular)














Jogo de destruir blocos com uma barra no fim da tela, tipo Arkanoid, só que bem mais interessante e inovador. LINK.
Nota: 9,5


Turma da Monica em O Resgate (Master System)














RPG no qual você utiliza diferentes personagens, cada um com características próprias, para chegar ao final e resgatar Monica. LINK.
Nota: 7,5


Sonic the Hedgehog 2 Crash (celular)














Simplesmente o Sonic 2 tradicional de Mega Drive, só que apenas com as fases a partir de Mystic Cave. LINK.
Nota: 6,5


Sonic Advanced (Gameboy Advanced)














Sonic no seu formato 2D clássico. Os personagens (Sonic, Knuckles, Tails e Amy) possuem habilidades novas.
Nota: 8,0


Sonic Rush (Nintendo DS)













Também no formato 2D, mas a jogabilidade é bem mais rápida e dinâmica. LINK.
Nota: 9,0


X-Men (Arcade)










Beat' em up do X-Men. Bem básico e com multiplayer interessante. LINK.
Nota: 7,0

 
Castle of Illusion (Master System)














Clássico jogo de plataforma do sistema. Os cenários são criativos e divertidos, dá gosto de jogar.
Nota: 9,0


Sonic the Hedgehog (Mega Drive)














Isso mesmo, o primeirão. Precisa dizer mais?
Nota: 9,5