sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Review: Racing Gears Advanced (GBA)


Este jogo para Gameboy Advanced teve pouca divulgação e passou despercebido por muitos, no entanto, o considero um dos melhores jogos do estilo racing combat. Resolvi então fazer um review dele para um site de GBA, agora estou adaptando o texto para postar aqui.

O que torna Racing Gears Advanced tão legal é a sua versatilidade. Ele possui um pouco de cada coisa. Ao mesmo tempo em que você é piloto, é também o estrategista e mecânico do seu carro, devendo se preocupar com upgrades, com o tipo de pneu a ser usado e com acessórios. Para você que é fã de jogos do estilo corrida e destruição, o jogo traz diversos tipos de armas a serem utilizadas, que são liberadas conforme o jogador avança no game, como mísseis, lança-chamas e invisibilidade. Apesar disso, não é possível destruir completamente o seu adversário. O dano chega “apenas” até 99%, deixando o veículo se movimentando com extrema lentidão. A única maneira de consertar é fora da corrida ao custo do dinheiro que você ganha nas pistas.

Outra questão que chama atenção são os corredores. Terminando o jogo, você libera todos os 12, sendo que 8 deles irão correr. Todos são iguais em velocidade e direção, o que muda é a habilidade especial de cada um, como roubar dinheiro, aumentar o dano das armas ou até mesmo tomar o controle do carro adversário. Mesmo após conhecer melhor o jogo, você ainda não terá certeza sobre qual é o melhor corredor, pois o equilíbrio entre eles é grande (mais um mérito do jogo).

A quantidade de pistas agrada também, são 25 totalmente diferentes umas das outras. O mais interessante nesse ponto é a existência de atalhos em praticamente todas elas. Alguns são quase uma obrigatoriedade serem utilizados, porque até os seus adversários fazem uso deles, demonstrando que o nível de dificuldade do jogo, apesar de único, é bem adequado, aumentando gradativamente conforme você avança no game.

Pode levar um tempinho até você se acostumar com a jogabilidade. Ela é boa, mas um pouco difícil, levando em consideração que algumas habilidades dos pilotos, quando usadas contra você, são bem irritantes e que no início seu veículo não possui upgrade nenhum. De qualquer forma, para ser o melhor nesse jogo, não basta ter habilidade no volante, o jogador deve saber como se preparar para cada corrida.

Enfim, Racing Gears Advanced, no geral, é um game completo. Gráficos razoáveis, boa música, boa jogabilidade, suporte multiplayer e muito divertido. Provavelmente você irá querer jogar novamente depois de zerar o jogo. Antes do Nintendo DS entrar em cena, estava prevista uma continuação, mas agora não há mais notícia dela. Uma pena.



Assim é definido o grid de largada. Basta apertar o botão logo após a última luz acender.








A primeira pista da última copa (Mines) possui várias retas que possibilitam o uso do nitro, mas tome cuidado para não cair dos trilhos.






Ao correr contra King Comet, tome cuidado se encostar nele. Se este sinal aparecer no carro dele, significa que você perderá o controle do carro em breve. Desacelerar às vezes é a melhor opção.





Throttle talvez seja o melhor corredor para iniciantes. Quando o seu carro pára, ele usa um turbo.






No mapa da pista você confere as condições do tempo e da pista, para, assim, fazer a sua escolha quanto ao pneu que usará.





Nota Final: 9,0
Gráficos: 8,5
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,5
Replay: 9,0

Pontos positivos
+ Fator replay ótimo, pois há mais de um piloto legal de se jogar.
+ Bom número de pistas e itens para usar.

Pontos negativos
- Os finais são bem curtos.
- É difícil controlar o carro quando se esbarra no cenário.

Um comentário:

Cosmão disse...

Poxa, parece bacana o jogo. Só de ter essa profundidade ser para um console de bolso, já vale a grana investida.