quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nova aquisição: FIFA Soccer 10 (PC)

Recebi meu presente de natal adiantado esse ano: FIFA Soccer 10, amado por alguns, bastante criticado por outros. A reclamação é principalmente em relação aos gráficos, que, ao que parece, se mantiveram iguais ao do FIFA 2009. É falado também da distinção entre a versão PC e a dos consoles, pois esta sim valeria a pena. Como um bom retro-gamer, não dou tanta importância à gráficos, prefiro focar na diversão, jogabilidade e modos de jogo, principalmente em se tratando de jogo esportivo. Joguei os "FIFAs" desde o primeiro, lançado em 1993, até o FIFA World Cup 2002, então me desculpem por eu não poder fazer uma comparação adequada com os anteriores.

FIFA10 possui bons modos de jogo. Você pode optar pela maneira tradicional jogando um torneio com uma equipe; pode bancar o dirigente e adentrar na administração do clube, programando a pré-temporada, sessões de treinamento, entre outras coisas; e pode criar um jogador e jogar apenas com ele em uma equipe, lutando para ganhar prestígio e chegar à seleção do seu país. Fica claro que FIFA Soccer está cada vez mais próximo do seu irmão FIFA Manager, da mesma forma que este também fica mais parecido com aquele, desde que incluiu a opção de se jogar efetivamente a partida, ao invés da tradicional "simulação" de resultado feita pela máquina.



Os gráficos realmente não são perfeitos, mas não me incomodam. O que pode incomodar de verdade é a jogabilidade. FIFA10 possui muitos comandos, daí a opção de se jogar com o mouse+teclado. Leva tempo para se acostumar e, mesmo assim, os comandos podem não responder da maneira que você queria. A inteligência artificial pelo menos é razoável e ajuda na maioria das vezes, embora possa te deixar na mão também.

Enfim, FIFA10 não é perfeito, mas me parece um bom entreterimento para quem não é muito exigente. Se você procura um jogo de futebol nesse fim de ano, talvez deva experimentar o concorrente Pro Evolution Soccer 2010. Segundo a crítica majoritária, ele tem levado vantagem sobre o FIFA nos últimos anos, portanto, pode ser uma compra melhor.

Nenhum comentário: