sábado, 21 de novembro de 2009

Review: Biker Mice From Mars (Super Nintendo)

Biker Mice from Mars é um dos jogos que seguem a linha de Rock 'N Roll Racing. Nem todos conseguem ser bem sucedidos em misturar combate com corrida, mas este título se saiu muito bem. O game é baseado em um desenho animado antigo que fez sucesso na época: Esquadrão Marte. Nesse desenho, um trio de ratos motoqueiros lutam para proteger a população do alienígena Limburger, que quer dominar a Terra começando por Chicago. O jogo parte do pressuposto que o jogador conhece a história e não a explica muito bem. Basicamente você parte direto para as corridas, que são divididas em rodadas. Só achei meio absurdo eles colocarem a vendedora como se fosse uma amiga de todos. Ver ela desejando boa sorte para os vilões (os quais ela odeia, na verdade) é lamentável.


Primeiramente, o game conta com três modos de jogo: Practice, Battle e Tournament. No Practice, como o próprio nome diz, o jogador treina e se habitua com a jogabilidade. No Battle seu veículo está no máximo no shot e os carros não voltam se forem destruídos. Se o seu carro explodir, você perde não só a corrida, mas também o campeonato (Game Over para você, amigão). Claro que você pode pegar continue, mas ele vai te levar sempre para a primeira corrida da rodada. Esse modo é bem rápido, já que o número de corridas é menor do que no Tournament. Neste, por sua vez, o jogador começa sem nenhum upgrade e joga todas as pistas existentes no jogo. Aqui o game tenta exigir o máximo do jogador: você só jogará a última rodada se correr no hard (ou no super hard, usando o macete). De qualquer forma, mesmo terminando no normal, o jogador verá o final do seu personagem, ainda que rapidamente.

Essa divisão é o primeiro ponto negativo que posso apontar. Infelizmente, como podemos ver, os modos são parecidos entre si. Em resumo, o Battle é simplesmente um Tournament menor. Da mesma forma o jogador deve se preocupar em terminar entre os três melhores e juntar grana para os upgrades. O sistema de pontos e dinheiro é igual, não há nem um bônus caso você elimine um corredor no modo Battle. Sendo assim, a forma de jogar um ou outro praticamente não muda.

Você tem a sua disposição todos os principais personagens do desenho da TV, e é aqui que aponto o segundo problema do jogo: o equilíbrio entre os corredores. Alguns deles são muito bons, ao passo que outros são muito ruins. Ironicamente, os vilões são mais rápidos do que os próprios ratos motoqueiros! No modo hard é complicado jogar com um personagem que não seja Grease Pit ou Limburger, pois você precisará de velocidade. Isso tem relação direta com a jogabilidade e acaba comprometendo o multiplayer, pois a escolha do corredor pode vencer a corrida, deixando a habilidade dos jogadores em segundo plano.

Os gráficos agradam, embora o visual dos cenários mude pouco. Em todas as rodadas, o jogador disputará nos mesmos cinco cenários, sendo modificados em suas rotas, obstáculos e dificuldade, que vai aumentando a cada round, além disso, houve preocupação em mostrar o formato da pista antes da corrida. Já a imagem dos corredores também foi bem feita, principalmente na tela de seleção, lembrando bem o desenho.

Em relação aos sons, achei que foram bem trabalhados. O jogador escuta som o tempo todo durante a corrida, há presença até de vozes desde a tela inicial. As músicas foram bem feitas também e seguem o esquema do desenho, portanto, prepare-se para escutar muito rock. O problema é que elas mudam apenas conforme o cenário, sendo assim, não há muita variedade, já que são apenas 5 cenários diferentes. Pelo menos o solo de guitarra na tela inicial e na apresentação das rodadas é bem legal.

Enfim, o jogo poderia ser melhor? Certamente. Mas isso não quer dizer que não valha a pena ser jogado, principalmente se você é fã de jogos desse estilo. Biker Mice é um ótimo game e pode ser considerado um clássico de Super Nintendo.



Vinnie é o mais lento dos corredores e o seu especial não ajuda muito, o do Modo é muito melhor para ser usado como turbo.








Na loja você melhora velocidade, grip, armadura e munição. Procure suprir as deficiências do seu corredor e se prepare, porque a cada rodada os adversários ficam melhores.







Algumas pistas possuem obstáculos e armadilhas que causam dano ou atrapalham a direção. Alguns deles são bem difíceis de esquivar.








Com Limburger você não precisa se preocupar com pistas irregulares, água e nem em “cair em pé” ao saltar de uma rampa. Isso dá uma boa vantagem em cenários mais complexos.







O item que vai vir depende da sua posição. Se você estiver em primeiro, só vai vir dinheiro ou turbo, se estiver em último pode vir o terremoto (caveira), por exemplo. Tanto o item quanto a munição são renovados a cada volta.






Fique apertando seguidamente o acelerador durante a contagem para largar com turbo. O jogo ainda conta com outras dicas para ganhar velocidade, como ficar apertando o B durante as curvas, nos saltos e correr com o R pressionado, mas requer prática.




Nota Final: 8,0
Gráfico: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 8,0
Replay: 7,0

Pontos positivos:
+ Dinâmico
+ Desafiador
+ Boas pistas

Pontos negativos:
- Poucos modos de jogo
- Faltou equilíbrio entre os corredores


* Curiosidade: o jogo foi relançado para outros consoles: PSP, Playstation 2 e Nintendo DS. Contudo, as críticas não foram nada boas.

Um comentário:

Cpt.Guapo disse...

Interessante. Os gráficos são bonitos e essa perpspectiva isométrica me lembra uns clássicos de arcade.
A caboca da segunda foto parece a April das Tartarugas Ninja.