segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Acabou a luz! E agora?

O blackout que atingiu boa parte dos estados no Brasil me deu a idéia de fazer este artigo. Quando acaba a luz, o que você faz? Bem, por acaso o "apagão" ocorreu à noite, então você podia muito bem dormir e nem se ligar de que o mundo estava acabando lá fora, no entanto, e se fosse de dia? Lógico que você pode estudar, ler um livro, passear na praça, fazer exercícios, enfim, cuidar da saúde e aprimorar a cultura. Mas quem quer saber disso, certo =D ? Aqui a discussão é sobre jogos, sendo assim, trago algumas opções de possível entreterimento envolvendo jogos nos quais você pode chutar a bunda da Light e ser feliz.



1) Livros












Ok, eu disse que não falaria sobre isso, mas quem disse que livros não podem ter relação com jogos? Há livros sobre RPGs de mesa, por exemplo. O que eu acho mais interessante é o Livro dos Monstros, mas aquele que traz as gravuras das bizarrices e tudo mais. Se você não é adepto, pode optar por um livro de ficção baseado nas histórias de jogos, como os do Warcraft. Para os que buscam conhecimento do tema, existem livros especiais com matérias específicas, como o Livro dos Recordes dos Games, os 100 Melhores Jogos de Todos os Tempos (da EDGE), entre outros. É claro que você precisará de luz natural ou de uma boa lanterna.



2) Revistas












Aqui é mais para os colecionadores, aquelas pessoas que guardam revistas por anos e anos no armário. Você pode iniciar uma sessão de nostalgia pura e reler revistas de videogame de 5, 10 anos atrás. Lembra da SuperGame? Ação Games? Então está na hora de você pegar aquela velharia e se juntar à turma do "não se fazem mais jogos como antigamente". Por outro lado, se você tem uma revista recente e ainda não leu, esse é o momento.



3) RPG de mesa















Logo no início falei de livros de RPGs de mesa, o que nos remete à possibilidade de você jogar um RPG à moda antiga, ou seja, com fichas impressas dos atributos do seu personagem e um mestre conduzindo a história. A questão é que jogar RPG de mesa só é realmente divertido se tiver muita gente, tipo umas 4 pessoas no mínimo (1 mestre e 3 jogadores). Há livros com histórias prontas, o que te poupa tempo, enquanto outros apenas orientam o mestre a criar o seu próprio enredo. Os temas mais comuns são os de Vampiro/Lobisomem e o D&D (Dungeons e Dragons) em Forgotten Realms, uma espécie de era medieval estilo Senhor dos Anéis.



4) Livro-Jogo












O que!? Nunca ouviu falar!? Aff, eu explico, afinal, eles começaram há uns 10 anos, então você não é obrigado a saber. Bom, Livro-Jogo é um livro e um jogo ao mesmo tempo. Ok, essa você podia concluir sozinho, vou explicar melhor, trata-se de um RPG em forma de livro. Lembra daqueles RPGs antigos de PC que só usavam textos? É bem parecido. Você encarna um personagem em uma história fantasiosa dos mais variados tipos. Você pode ser um herói com poderes extraordinários, um ladrão que só quer se dar bem ou até mesmo um cidadão comum que estava no lugar errado na hora errada.

O sucesso foi tanto na época que eles foram ficando mais complexos, alguns tinham finais alternativos e foi criado um Livro-Jogo duplo, ou seja, para dois jogadores, chamado Fúria dos Príncipes, no qual cada pessoa controla um príncipe que almeja a sucessão do trono.



5) Jogos de tabuleiro















Humm, tudo bem, talvez seja apelação demais nesse mundo globalizado e tecnológico, mas não deixa de ser uma opção. O problema aqui é que fatalmente você precisará de pelo menos mais um que esteja sofrendo com a falta do que fazer. A grande maioria dos jogos de tabuleiro (bons) são "multiplayer". Jogo da Vida, Scotland Yard, Banco Imobiliário, Cara a Cara, War, Xadrez, Damas, Futebol de Botão... Tem para todos os gostos e para horas de jogatina.



6) Portáteis













Caro leitor, se tudo falhou e você não quer outra coisa a não ser uma tela contendo um encanador bigodudo ou um porco-espinho azul, você precisa de um videogame portátil. Com um desses, você pode continuar com os jogos eletrônicos sem se preocupar em ter luz ou não, pois todos possuem algum meio para se manterem ligados, seja por bateria, como é em praticamente todos os atuais, seja por simples pilhas, como é no Game Gear, por exemplo. O problema é o seguinte: você é daqueles que sempre deixa a bateria carregada ou deixa para carregar apenas quando ela está acabando? Se você escolheu a opção 'B', pode dar o azar de estar com a bateria baixa justamente no momento do apagão. E aí, amigo, só restará a você ficar em posição fetal chupando o dedo até o fim do dia.

Confira a matéria que fiz sobre os Retro-Portáteis: LINK.



Conclusão


Portanto, concluímos que o melhor para você é... tenha um gerador de energia elétrica em casa! Agora falando sério, cada um vai escolher o que se encaixa melhor para si. Particularmente, a minha opção normalmente é a do Livro-Jogo, joguei muito quando fiquei sem PC. Vale lembrar também que o que falei ao início sobre saúde e cultura foi uma brincadeira, obviamente. É claro que é essencial estudar, fazer exercícios, blá, blá, blá, etc e tal. Mas é importante guardar tempo para o lazer também, então divirta-se :D.

4 comentários:

Cpt.Guapo disse...

Artigo muito inteligente, thanos. Não é só porque o cara é jogador de jogos eletrônicos que ele vai se ater apenas a essa categoria.

Tá muito legal seu blog.

Thanos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thanos disse...

Obrigado pelos comentários.
É bom ver que o pessoal tem acessado o blog, mesmo que não deixem comentário sempre.

Valeu :D

Peido disse...

Embora seja um post de 2009, só li ele agora. Post muito bom, nostalgia total.